segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Festas de N. Sª. da Agonia - Viana do Castelo


Realizaram-se na semana passada as festas em honra de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo. Um dos seus pontos altos foi, sem dúvida, o cortejo etnográfico que se realizou no sábado, dia 23. Milhares de visitantes encheram as ruas por onde o cortejo desfilou. Viana mostrou por que razão estas festas são consideradas por muitos a maior romaria do país. As suas gentes desfilaram exibindo os seus trajes, o seu ouro, e acima de tudo, a sua alegria bem demostrada através das danças e cantares que fizeram questão e partilhar com todos os que assistiram a esta grandiosa festa. Foi a primeira vez que assisti a este cortejo, e embora tenha passado mais de quatro horas em pé, ao sol e a ser emprurrado e pisado, tal era a quantidade de gente a assistir, em nenhum momento dei o meu tempo por mal empregue.
Viana e as suas gentes estão de parabéns pela forma como lutam pela preservação das suas tradições mais genuinas e populares bem patentes neste cortejo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FORJÃES - MESTRE DOMINGOS BASTOS MOURA

Falecido há pouco mais de 13 anos, o Mestre Domingos Bastos Moura, ainda não foi alvo da homenagem que merece pelos serviços prestados à cultura popular deste país. Considerado pelos seus pares um dos maiores no teatro de marionetas (robertos) do século passado, penso que seria merecedor, por parte dos seus conterraneos forjanenses da homenagem que merecem todos aqueles que lutam ou lutaram pela preservação e divulgação da cultura popular deste país e neste caso concreto o teatro de marionetas.
O Mestre Domingos Bastos Moura nasceu no Lugar de S. Roque em Forjães em 19 de Junho de 1921 e faleceu nesse mesmo Lugar em 14 de Abril de 1995.