sábado, 7 de novembro de 2009

Manuel Costa Pereira


Para muitos um ilustre desconhecido, e para mim até há bem pouco tempo também, mas para as gentes dedicadas à salvaguarda do património e das tradições do Vale do Neiva, este ilustre Barroselense, é uma figura de destaque. Jornalista e escritor entre outras coisas, tem publicadas várias obras sobre este vale assim como tem espalhadas por diversas publicações periódicas artigos muito interessantes sobre os usos e costumes desta região. Isto a propósito da publicação, entre outras de que falarei em outros post's, da obra "Tregosa no passado e no presente" que em boa hora a junta de freguesia desta localidade do concelho de Barcelos resolveu patrocinar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Triste

Para quem como eu, por simples amadorismo, faz pesquisa genealógia, a intenet é uma benção pois os contactos tornam-se mais rápidos, a troca de informações instantaneas e aquilo que muitas vezes demorava dias está agora ao alcance de um clique. Vem isto a propósito da colocação on-line, ainda que gradual, por parte dos Arquivos Distritais e Nacionais de parte do seu espólio, mais concretamente dos Registos Paroquiais, Inquiriçoes e Habilitações, documentos preciosos para quem não tem possibilidade de se deslocar aos respectivos arquivos, devido às distancias ou aos afazeres profissionais.
Embora seja um processo moroso e caro, alguns dos nossos arquivos vão-nos surpreendendo com a quantidade de informação que já disponibilizam.
Infelizmente nem tudo corre bem e se alguns procuram colocar cada vez mais documentos digitalizados on-line há outros que encerram os serviços. Foi o caso, há já algum tempo, do Arquivo Distrital de Braga na parte das pesquisas das "Inquirições de Genere". Quem quiser fazer uma busca depara-se com esta informação: "A base de dados de inquirições de génere foi desactivada devido a incapacidade na manutenção dos serviços associados".
è lamentavel mas espero que não seja definitivo, embora eu duvide.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Genealogia - Porquê?

A genealogia é de facto uma caixa de surpresas. Desde que iniciei a busca dos meu antepassados tenho-me deparado com informações deveras curiosas e que para serem compreendidas temos que recorrer ao estudo da história de portugal e seus usos e costumes da época em que o nosso antepassado viveu.
Sendo os registos paroquiais a ferramenta mais importante para recolha de elementos deparo-me com escritos verdadeiramente interessantes e que muitas vezes espelham a realidade vivida nas várias comunidades e as diferenças dentro delas e entre elas.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Chegou o Sol

Até que enfim um pouco de sol para colorir o cinzentismo das últimas semanas.
É aproveitar.