quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Triste

Para quem como eu, por simples amadorismo, faz pesquisa genealógia, a intenet é uma benção pois os contactos tornam-se mais rápidos, a troca de informações instantaneas e aquilo que muitas vezes demorava dias está agora ao alcance de um clique. Vem isto a propósito da colocação on-line, ainda que gradual, por parte dos Arquivos Distritais e Nacionais de parte do seu espólio, mais concretamente dos Registos Paroquiais, Inquiriçoes e Habilitações, documentos preciosos para quem não tem possibilidade de se deslocar aos respectivos arquivos, devido às distancias ou aos afazeres profissionais.
Embora seja um processo moroso e caro, alguns dos nossos arquivos vão-nos surpreendendo com a quantidade de informação que já disponibilizam.
Infelizmente nem tudo corre bem e se alguns procuram colocar cada vez mais documentos digitalizados on-line há outros que encerram os serviços. Foi o caso, há já algum tempo, do Arquivo Distrital de Braga na parte das pesquisas das "Inquirições de Genere". Quem quiser fazer uma busca depara-se com esta informação: "A base de dados de inquirições de génere foi desactivada devido a incapacidade na manutenção dos serviços associados".
è lamentavel mas espero que não seja definitivo, embora eu duvide.

1 comentário:

Smap disse...

Tanta coisa é triste! Dtas curiosas as datas do blog, e a forma como nos sentimos. Cândido é de Aborim? Para ter referências sobre o Paço de Aborim. Eu sou se Aborim, e gostaria de manter contacto consigo, por variadissimos motivos, um dos quais foi a falta de referência do cruzeiro pertencente à Capela do Paço de Aborim, pois é também tinha lá um cruzeiro, e onde se encontra neste momento não muito longe do Paço, mas não em Aborim.

Envie e-mail(se quiser)para susete.prs@gmail.com de forma a trocar e discutir mais ideias sobre factos e monumentos históricos de Aborim.